EXPOSIÇÃO "UNS PUTOS", DE RICARDO HUMBERTO

          A Galeria Teix abre nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 19h, a exposição "Uns Putos", do ilustrador Ricardo Humberto, com curadoria de Marco Teixeira. São diversos desenhos e colagens em técnica mista, às vezes se apropriando de imagens existentes outras com criações do artista.


           Ilustrador de mão cheia Ricardo Humberto é dono de uma imensa folha corrida, tendo  trabalhos publicados em diversos veículos, entre os quais a revista Gráfica e o Jornal literário Rascunho, além de ter sido o responsável pelo departamento de imagens do Jornal Gazeta do Povo, onde permaneceu de 1996 a 2009. Atualmente ilustra, entre outras coisas, uma coluna mensal na Folha de São Paulo.

          Desenhador compulsivo, não escolhe hora nem lugar para trazer à luz as imagens que povoam sua imaginação. Apesar de nunca antes ter se apresentado publicamente como artista, classificando-se sempre como ilustrador, basta apenas um olhar mais atento para a volumosa obra deste curitibano ímpar, com seus quarenta e poucos anos, para percebermos a força expressiva emanada de seus trabalhos.


           Utilizando-se de técnica mista dentre as quais, colagens, desenhos e pinturas, por vezes se apropriando de imagens já existentes, outras criando seus próprios gráficos, o artista organiza e compõe a partir deles, exteriorizando o que seria uma visão muito particular do mundo à sua volta. Em momento algum tem um objetivo final para sua produção, vivendo de maneira intensa e repetitiva, dentro do seu processo criativo, numa constante cadeia de erros e acertos.

          Ao comparar sua obra com o fato de estar sempre diante de um espelho, se diz incomodado com a figura recorrente, a qual depois de todos esses anos acabou por adquirir vida própria, mas que continua ali, presente e estática, cobrando do artista o seu direito de existir.

O artista Ricardo Humberto prestigiando lançamento da exposição "Em Casa 3por3"

          Com traços firmes e precisos e composições primorosas, Ricardo vem nos mostrar agora, o resultado de todos esses anos de exercícios e reflexões, através de obras inéditas criadas exclusivamente a partir da sua necessidade de expressão, expondo assim uma face que se manteve oculta durante todos esses anos, materializadas na forma de perturbadoras imagens, gritando para todos com a voz, que o artista, de outra forma, parece não ter.

          Seguindo sempre na condição de artista outsider, Ricardo Humberto vem agora solicitar seu quinhão de reconhecimento e certamente seu trabalho maduro e provocativo não passará despercebido aos olhares do público que até então não havia tomado conhecimento de sua existência.

          Esta exposição encerra o calendário de atividades de 2014 da Galeria Teix.



SERVIÇO:

Estúdio e Galeria Teix
(41) 3018-2732 | 3019-2294
Av. Vicente Machado,666 - Batel Soho
estudioteix@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas