Residência artística na Galeria Teix


O projeto de residência artística na Galeria Teix iniciou na semana passada com as artistas Aline Moraes e Sayuri Kashimura. 


Concepção poética do projeto:
   
“O mito da caverna, também chamada de Alegoria da Caverna,  é uma parábola escrita pelo filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada  A República . Trata-se da exemplificação de como podemos  nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.  Platão referia-se aos seus contemporâneos, com suas crenças e superstições.  O filósofo era qual um fugitivo capaz de fugir das amarras  que prendem o homem comum às suas falsas crenças e,  partindo na busca da verdade, consegue apreender um mundo mais amplo.  Ao falar destas verdades para os homens afeitos às suas impressões,  não apenas não seria compreendido, como tomado  por mentiroso, um corruptor da ordem vigente.”  

A luz é uma alegoria. 
O mito da caverna de Platão é uma alegoria da contradição da luz; ela ilumina, mas também dá vida as sombras.    A dualidade entre luz e sombra é pictórica na composição do desenho e na imagem fotografia.  

A dualidade entre luz e sombra, no campo da reflexão sociológica – considerando nosso atual contexto de cidade, no nosso atual contexto de cidadão e nosso atual contexto de educador – mostra-se como mediadora poética e crítica dos contentamentos e descontentamentos de se residir em Curitiba.


Aline Moraes(esquerda) e Sayuri Kashimura(direita).

O projeto de residência das artistas Aline e Sayuri será até o dia 19/06. Na semana seguinte a artista Diviane Helena inicia o seu projeto na Galeria Teix sob a curadoria de Roberto Pitella.



SERVIÇO:

Estúdio e Galeria Teix
(41) 3018-2732 | 3019-2294
Av. Vicente Machado,666 - Batel Soho
estudioteix@gmail.com





Comentários

Postagens mais visitadas