PROGRAMAÇÃO DA GALERIA

Exposição Meridianos – Chän H. 20/07

Um encontro gráfico entre a mídia da tatuagem e o universo da herboristeria.



Nascida na Bélgica (Bruxelas), CHäN estudou as artes gráficas, a serigrafia e a fotografia.
Chegada à tatuagem por acaso, suas pesquisas gráficas a levaram a explorar a tatuagem e o corpo como um suporte vivo do imaginário.

Em paralelo com sua carreira de tatuadora, ela se dedica, no momento, ao aprendizado da herboristeria, coletando e classificando plantas medicianais, que ela ilustra progressivamente.

"Meridianos" propõe uma releitura do corpo humano pela cartografia vegetal, retraçando a ligação entre os órgãos e as plantas curativas.

A exposição reunirá uma seleção de desenhos que serão propostos como tatuagem  no seu meridiano corporal.


Exposição Primitiveo – Olivier Poinsignon 24/03


O inusitado sempre foi um fator presente nos trabalhos do artista plástico francês Olivier Poinsignon, que abre exposição nesta sexta-feira em Curitiba. A mostra Primitive será composta de ilustrações inéditas criadas por ele durante residência na própria Galeria Teix, com uma característica muito especial: uma das paredes será coberta por uma obra única, da qual os visitantes poderão escolher fragmentos para transformar em uma tatuagem feita pelo próprio Olivier. Desta forma, as pessoas tatuadas estarão, mesmo que não se conheçam, conectadas para sempre com detalhes de um projeto único.

“Uma obra pode ser bonita. Mas e daí? Algo bonito de se ver não é tudo. Gosto de criar, de inovar, construir algo diferente, sentir e conectar pessoas. Esse projeto criará essa conexão, e isso é o mais importante nele”, explica Olivier, um dos mais renomados tatuadores europeus da nova geração e que está no Brasil pela primeira vez. Cada tatuagem custará em torno de R$ 600.

A relação entre a arte desenhada sobre materiais diversos e na pele humana encontra uma simbiose perfeita quando parte sai do papel para se eternizar como tatuagem. “Em minha opinião, a tatuagem é a maior e mais poderosa linguagem artística da atualidade. Pode ser algo muito fácil de entender ou algo muito específico, conectando muitas pessoas à arte contemporânea. A tatuagem faz com que as pessoas se comuniquem. Para mim, respeitar o corpo e a linguagem representa uma grande motivação. Essa é a minha conexão artística com o mundo.”


Exposição Caveiras em Papel - Beto Janz 19/01 à 18/02


Nova exposição do curitibano radicado no Canadá traz obras de arte em papel algodão e em papelão – cartazes que ganham forma de caveira, marca registrada do artista

As caveiras continuam no centro da arte de Beto Janz, mas agora com nova roupagem. Pela primeira vez, o artista plástico e designer curitibano radicado no Canadá usa o papel como matéria-prima na exposição realizada na Galeria Teix, em Curitiba.

O nome de Beto é sempre ligado ao universo underground, devido à sua origem como skatista e amante do rock alternativo. “Vivia em meio ao skate e ao rock’n’roll e em casas noturnas curitibanas como o 92 Graus. O skate na época da minha juventude era muito marginalizado, as bandas que eu gostava também. Esse universo sempre foi parte do meu estilo de vida e trabalho, acho que minha arte descreve esse mundo”.

Foi daí que surgiram as primeiras obras com caveiras – as da série Broken Dead Skulls, com crânios feitos de skates quebrados, fizeram fama.
Essa, aliás, foi sua primeira exposição na Teix, em 2013. No mesmo ano, uma nova exposição no local como parte de uma mostra paralela da Bienal de Curitiba. Foi um momento de ruptura – na ocasião, Beto resolveu abandonar o trabalho de design corporativo e se dedicar integralmente à arte.
Nesse período, participou de diversas mostras no Canadá e nos EUA.

Seu trabalho artístico sempre passou pela experimentação de materiais, mas nunca havia trabalhado com papel até 2015, quando conheceu uma professora de arte de Houston (Texas, EUA), que o apresentou ao mundo dos papeis refinados. “Me encantei e isso me inspirou a usar material em novos trabalhos. Pensei muito no que eu poderia fazer. Normalmente o papel é usado como base para outros tipos de arte – uma pintura ou um desenho – e pensei em fazer algo um pouco diferente, usando o próprio papel como arte, numa espécie de escultura”, conta.

Persistência e ética para empreender: uma dica para os jovens  


O Estúdio e Galeria Teix participou de uma ação social muito especial: os sócios Jô Maciel e Marco Teixeira e o tatuador Matheus do Rosário deram uma palestra sobre empreendedorismo para adolescentes atendidos pela Associação Cristã de Assistência Social (Acridas) – instituição curitibana que atua há 30 anos com o acolhimento e atendimento de crianças em risco social.

O evento foi realizado em parceria com o programa NEXT – uma parceria da ONG Mobilização com a Mob Coworking que leva aos adolescentes atendidos pela Acridas o acesso a novas realidades, identidade criativa, aperfeiçoamento vocacional, ideias inovadoras e soluções inteligentes sobre os pilares de relacionamento, treinamento e performance.

Visiva 2016 - Olhares sobre a produção contemporânea 11/08 à 14/08 


A tatuagem tem se firmado cada vez mais como movimento artístico e os desenhos padronizados, de catálogo, dão lugar a trabalhos autorais, personalizados, onde o traço e o estilo do tatuador se impõem. Nesse momento em que atécnica de gravar na pele ganha status de expressão artística, um grande evento vai debater em Curitiba os rumos da atividade e alternativas para a produção atual de arte, associada direta ou indiretamente com a tatuagem.

Visiva 2016 será realizado em agosto na Galeria e Estúdio Teix, no Batel, e terá exposição de arte, oficinas de tatuagem e de caligrafia chinesa, shows e círculo de debates.
Até o momento, 12 artistas já estão confirmados na mostra: Georgie Williams, Felipe Padilha, Bru Simões, Ricardo da Maia, Guga Uecz, Skazxim, Caroline Karenine, Victor Octaviano, Lan Pravda,  Junnio Nunes, Rafo Castro e Trigs.

No segundo dia do evento haverá uma mesa redonda sobre as produções artísticas contemporâneas e suas relações com a tatuagem. Participam  a artista visual Ana Procopiak, o tatuador Rodrigo Tas, o designer e ilustrador Rafo Castro, que atualmente faz parte da equipe de artes da Osklen e Om.art, e o jornalista Rodrigo Wolff Apolloni, doutor em Sociologia pela UFPR.

Além disso, ocorrerão as oficinas de composição e tatuagem aquarela, com Victor Octaviano, e de caligrafia chinesa com Chun Lin, instrutor no Centro Asia, de Curitiba.

Nos dois últimos dias o Visiva terá produção de tatuagens pelos artistas residentes e convidados, pocket shows com bandas locais e pracinha de alimentação.
Artistas e tatuadores que queiram participar ainda podem fazê-lo, mas é preciso enviar material para análise da galeria até o dia 1 de agosto.

“A ideia é criar uma oportunidade para que os profissionais mostrem seus trabalhos, fortalecer, unir e abrir novos horizontes sobre a produção artística num contexto geral. Acreditamos que esta experiência será de grande importância para a troca de informações, aprendizado e o fomento de novas ideias”, explica a empresária Jô Maciel, uma das criadoras do evento. “Também acreditamos que a pluralidade de opiniões sobre o tema é importante, não se trata de um evento de tatuadores falando de tatuagem, mas de um olhar mais amplo, plural, queremos trazer outras visões sobre o tema”, finaliza.
Tatuagem de Victor Octaviano - Convidado do Visiva

Caroline Karenine, convidada internacional do VISIVA, tatuando um bodysuit.


Exposição Santos da Rua - Douglas Xamã 16/06 à 15/07

Recebemos a exposição ‘Santos da Rua’, que retrata os personagens mais famosos – reais e fictícios – da história do crime organizado no traço do artista Douglas Xamã
Curitiba será invadida por gangsters este mês. De Lucky Luciano, o pai do crime em Nova Iorque, a Virgil Sollozzo –  o “Turco”, um dos principais antagonistas da trilogia O Poderoso Chefão –, os maiores nomes da história da Máfia – os reais e os fictícios – são o tema da exposição Santos da Rua, do artista plástico Douglas Xamã, que abre no próximo dia 16.


A mostra vem diretamente de São Paulo, terra de Xamã, onde ainda esteve em cartaz até o último sábado no espaço Matilha Cultural. 


A ideia da mostra veio da convivência do artista com as ruas da Lapa paulistana, onde cresceu, dos valores ensinados pelo pai e da percepção de que os mafiosos – sejam os grandes nomes da máfia americana ou os líderes de facções menores pela periferia das capitais brasileiras – sustentam valores como honra, respeito, disciplina, família, hierarquia e até mesmo ética, ainda que controversa. Daí o nome “santos”, de origem na máfia italiana. “Cabe a essas pessoas honrar seu grupo, ser um membro exemplar e de confiança, e não trair ou faltar com respeito à família”, lembra Xamã.


A mostra reúne pinturas elaboradas com técnica mista sobre papel que retratam os principais ícones das máfias italiana, americana e russa – tanto personagens reais quanto ícones da ficção criminosa no cinema e na tevê. 


Um dos principais trabalhos, a obra Money, traz Salvatore Lucania, mais conhecido como ‘Lucky Luciano’ – considerado o pai do crime organizado nos Estados Unidos por ter criado e dirigido a comissão da Máfia, formada pelas cinco famílias mais poderosas de Nova York.


Há também uma presença feminina: Stephanie St. Clair, a “Madame Queen” – líder de uma gangue feminina no Harlem, Nova Yorque, no começo do sec. XX. 


Já a obra Memória retrata o ator Viggo Mortensen na pele do mafioso russo Nikolai Luzhin, assim como no filmeSenhores do Crime. Um dos maiores clássicos do cinema, O Poderoso Chefão também foi representado com a figura de Virgil Sollozzo, personagem fictício interpretado pelo ator Al Lattieri.


Douglas Xamã


Inauguração novo espaço Estúdio Galeria Teix e Exposição E.S.P.I.R.I.T.O - Guga Uecz 07/05



O Estúdio Galeria Teix muda de endereço, amplia os espaços para tattoos e artes plásticas e se transforma em referência no Brasil para artistas de vanguardas e tatuadores




A Galeria e o Estúdio Teix estão de casa nova. Após 10 anos atendendo na Avenida Vicente Machado, os trabalhos agora estão concentrados na Alameda Augusto Stellfeld, no Bigorrilho, e o espaço passa a ser denominado Estúdio Galeria Teix.


A nova casa é ampla, com áreas para exposições, salas de tattoos, espaço externo para intervenções artísticas e a grande sacada da diretora do lugar, Jô Maciel, um mini hostel para receber os artistas convidados.


Apesar de a equipe estar trabalhando no novo espaço, a inauguração oficial acontece neste sábado, dia 7 de maio, das 17h às 21h, com a abertura da exposição E.S.P.I.R.I.T.O, do ilustrador e tatuador Guga Uecz. São telas em técnica mista em acrílico e um tapete.


“Esta casa representa uma nova etapa do nosso negócio. Há 15 anos fazemos este trabalho e no endereço antigo ficamos por 10 anos. Precisávamos de um espaço com mais conforto para receber convidados e clientes porque a cada ano recebemos cerca de 50 artistas para intervenções, tanto na Galeria como no Estúdio”, afirma Jô Maciel.


Os dois andares da casa permitem por este projeto em andamento. Foi criada uma área exclusiva e independente para hospedagem, além de reserva técnica e espaço para cursos, sem que interfiram na programação artística diária da Galeria.


“Fico feliz que permanecemos na mesma região que ajudamos a revitalizar, a poucas quadras do antigo endereço”, diz Jô, que integra a Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha (Ascores).


Outro projeto que ganha fôlego no novo endereço é o de Residência Artística (para tatuadores e artistas plásticos). Há estrutura para imersão total, o que permitirá pesquisar e executar o trabalho dentro da poética definida por cada um, num curto espaço de tempo, fazendo o registro do processo, da aprovação da proposta à execução da obra e lançamento da exposição. “Isto é inovador. Uma proposta única dentro do nosso nicho de mercado. Mais uma vez somos timoneiros de um movimento”, afirma a diretora.


Crescimento - Além de criar uma estrutura única no Brasil, o projeto é mais ambicioso e prevê posicionar o Estúdio Galeria Teix entre os melhores do mundo.
A diretora afirma que a história do Estúdio é representativa dentro do movimento da tatuagem contemporânea, considerando que o fundador, Marco Teixeira, foi um dos pioneiros na proposta da tatuagem artística. “Quando os estúdios ofereciam apenas desenhos de catálogos, nós oferecíamos desenhos exclusivos feitos pelo próprio tatuador, o que hoje é uma pratica comum. Avançamos ainda mais selecionando para o nosso time, artistas que tatuam e que fazem trabalhos em linguagens paralelas, e assim podemos mostrá-los na galeria”.
Esta forma de trabalho inédita tem atraído profissionais de outros estados brasileiros e de vários países. Desta forma Jô Maciel e Marco Teixeira oferecem um trabalho que o cliente só terria caso viajasse para fora de Curitiba ou do Brasil.


Estúdio – além do mentor do projeto e diretor do Estúdio Galeria Teix, Marco Teixeira, estão no Estúdio, Ricardo da Maia e os novos residentes Guga Uecz, Maxwell Alves e Trigs, e a tatuadora ucraniana convidada Yanina Viland. Além dela, já tatuaram como convidados neste ano, Georgie Williams (Nova Zelândia), André Cast e Trigs (Minas Gerais), e Michel Santa Tinta (São Paulo).
Guga (Scharf) Uecz é o artista que inaugura o espaço. Da ilustração e artes visuais, descobriu a tatuagem e hoje mantém ativamente estes trabalhos. Ele passou a integrar a equipe do Estúdio desde o início deste ano. “Fui conhecer, mostrei meus trabalhos e fui convidado”, conta animado com a recepção que teve e com o ambiente que divide com os demais tatuadores. “O meu trabalho é uma experiência visual que transita entre a pintura, a tatuagem e a ilustração. Para cada segmento encontro alguma forma de me expressar”, afirma.


Outro integrante da equipe, Maxwell Alves, formado em Gravura pela Escola de Belas Artes do Paraná, está no Estúdio há dois meses, mas durante três anos trocou informações com Marco Teixeira. “Escolhi trabalhar no Estúdio Teix pela afinidade do meu trabalho, com a proposta do espaço e com as pessoas envolvidas. O estúdio me proporciona estrutura para o desenvolvimento do meu trabalho em tatuagem e a arte. Esta relação de anos com o Marco me incentivou a querer fazer parte desta vivência”.
Com trabalhos publicados em meios que divulgam tattoos como Tattrx, Blackworkers, Tattoo2me, Tattoaria, Tattoodo e Follow the Colours, Max também participou de coletiva no Museu Oscar Niemeyer, de publicações nacionais em HQ’s além de breve turnê de tatuagem na França, Holanda e Alemanha.


“Hoje meu trabalho carrega uma identidade bastante gráfica. Incorporo texturas, linhas e preenchimentos sólidos. Algumas vezes de forma geométrica outras de forma mais livre e solta. Na maioria das vezes feitas somente em preto e de forma figurativa”.


E para a ucraniana Yanina Viland, Curitiba será em breve a nova casa dela. Yanina gostou tanto da experiência de trabalhar no Estúdio que no segundo semestre deste ano ela terá residência na cidade.
“O Estúdio Teix é um grande projeto que mistura a arte à tatuagem. E eu possuo os dois trabalhos, como tatuadora e como pintora. Aqui sinto que tenho liberdade para realizá-los, além de as pessoas compreendem e verem a tatuagem da mesma forma que eu”.
Ela chegou como convidada, como parte do tour que fez pelo Brasil, e acabou se apaixonando pelo ao Estúdio, pela proposta e pela cidade.
Yanina conta que quando começou, há oito anos, muitas pessoas não entendiam o trabalho e a julgavam e, por isso, acreditou que estava fazendo algo certo. “Estou no caminho para me tornar uma artista de pintura, pois escolhi um estilo que demanda muito tempo, que é o hiperrealismo. Eu gosto de trabalhar em paredes porque estudei design de interiores e trabalhei com isto por vários anos, quando a tatuagem era apenas um hobby”, afirma.

Exposição A Luz que te toca - ACTA-VAAC + Heart Zone

Exposição reúne artistas que participaram da Residência Artística proposta pela Galeria Teix, que integra pela primeira vez o circuito oficial da Bienal.


Artistas que participaram do projeto Residência Artística da Galeria Teix, que aconteceu de junho a agosto, integram a partir do dia 1 de outubro exposição coletiva “A Luz Que Te Toca”, também na Galeria. A mostra integra o circuito oficial da Bienal Internacional de Curitiba. Neste ano o tema trabalhado é “Luz do Mundo”.


Estarão nesta exposição Sayuri Kashimura, Aline Moraes, Sandra Hiromoto e Ana Lesnovski. A mostra estará aberta até 6 de dezembro de 2015.


A Bienal completa 22 anos e pela primeira vez foi inserido o programa de Residências Artísticas, proposto pela Galeria Teix. Em 2013, a Galeria integrou a programação off e nesta participa do circuito oficial.

Durante os três meses da Residência Artística, a Galeria Teix ficou aberta para o público acompanhar o trabalho de cada uma das artistas. “E o que surgiu foi resultado da criatividade e do tempo que as artistas tiveram. A residência foi interativa, com o nosso espaço aberto para o público e a exposição também se estabeleceu com este perfil. As expressões das cinco artistas estão em stencil, leds e percursos. Também lançaremos o segundo fanzine editado pela Galeria”, informa a idealizadora do projeto e diretora da Galeria Teix, Jô Maciel.

A residência artística criou um ambiente de imersão em pesquisa e criação para artistas visuais. Ofereceu condições para realização de exposição e publicação dedicada às obras criadas durante a permanência do artista na residência. E deu condições para atividades formadoras relacionadas à pesquisa do artista em residência, com acompanhamento do curador.


A curadoria da exposição é de Roberto Pitella. Segundo ele, "fazer um processo de curadoria é percorrer um caminho perigoso, pois é um caminho de escolhas e decisões.”

Perfil das artistas participantes:
Aline Moraes nasceu em 1992 e mora em Curitiba. Artista visual e arte-educadora. graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná. Cursando pós-graduação em Artes Híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR / 2016.

Sayuri Kashimura nasceu em 1989 em Porto Alegre e reside atualmente em Curitiba/PR. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais na Faculdade de Artes do
Paraná. Atualmente cursando Especialização em Artes Híbridas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016).

Ana Lesnovski é doutora em Comunicação Social, mestre em Comunicação e Linguagens, artista multimídia, diretora, produtora, e editora cinematográfica. 


Sandra Hiromoto é designer, especialista em Poéticas no Ensino da Arte Contemporânea, pintora, interventora, premiada em salões e mostras de arte no Brasil e no exterior.

Evento - A Bienal Internacional de Curitiba completa 22 anos em 2015 priorizando a arte que vai para as ruas, com ações que não se restringem aos museus, centros culturais e galerias, mas que ganham o espaço urbano. Tem curadoria geral do crítico de arte
Teixeira Coelho e acontece na capital paranaense entre os dias 3 de outubro e 6 de dezembro com obras de artistas dos cinco continentes em 100 espaços da cidade.


Nesta edição, a Bienal tem como conceito curatorial a Luz do Mundo, fio condutor das
obras que representam o melhor da arte contemporânea mundial. “A edição de 2015 da
Bienal Internacional de Curitiba tem por tema a arte da luz, a arte com a luz, a arte feita
de luz e que tem na luz sua matéria, seu material e conteúdo”, observa o crítico e curador geral Teixeira Coelho. Paralelamente, a Unesco instituiu 2015 como o Ano
Internacional da Luz, no campo da Ciência e Tecnologia.

“A Bienal é uma excelente oportunidade para se ter contato com o que há de mais contemporâneo no mundo da arte. Ao observar as obras, acompanhar as performances, visitar um museu, é possível cruzar fronteiras geográficas e expandir o repertório cultural. Mais uma vez, a Bienal envolverá toda a cidade, provocando as pessoas de um jeito diferente”, afirma o diretor-geral da Bienal, Luiz Ernesto Meyer Pereira.

Exposição
A Luz Que Te Toca
De 2 de outubro a 6 de dezembro
Abertura dia 1 às 19 horas para convidados
Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado das 10h às 17 horas



Residência artística na Galeria Teix


Programa de residências artísticas Galeria TEIX

A inserção do conceito de residências artísticas nas artes contemporâneas é um fato que vem operando profundas reflexões e oportunidades aos artistas que ao viverem o intercâmbio, a troca e a experimentação, vivenciam o movimento de se deslocar no tempo e no espaço do outro e com o outro. Assim vivem seus processos criativos no encontro. Na relação. 

“As residências artísticas são um movimento fundamental na construção e dinamização de novos públicos para a arte e para a cultura, além de um campo ímpar para a experimentação artística. Não podemos deixar de observar que essa é também uma alternativa eficaz para certas limitações do mercado estabelecido para as artes, criando um novo campo de relação entre a arte e seu público”, confirma Ester Moreira, diretora do Centro de Programas Integrados da Funarte.

A Galeria TEIX propõe, através de seu programa de residências artísticas, o diálogo, as relações, as trocas de pensamentos e possibilidade crítica de olhares sobre a vida e a arte. Este ano o programa de residência artística da galeria TEIX está vinculado ao tema da Bienal Internacional de Curitiba 2015

O Programa de Residências Artísticas da Galeria TEIX tem como principais objetivos:
  • Oferecer um ambiente de imersão em pesquisa e criação para artistas visuais.
  • Oferecer condições para realização de exposição e publicação dedicada às obras criadas durante a permanência do artista na residência.
  • Oferecer condições para atividades formadoras relacionadas à pesquisa do artista em residência, com acompanhamento do curador.
  • O programa de residências artísticas da Galeria TEIX é voltado às pesquisas e criações em arte relacional e publicações independentes (zines, fotozines, impressos, livros objeto, livros de artistas, etc...). 
  • Os artistas selecionados serão também contemplados com uma exposição individual, na Galeria TEIX, no ano de 2016 com curadoria de Roberto Pitella.

PROGRAMAÇÃO:

08/06/2015 à 19/06/2015 - Aline Moraes e Sayuri Kashimura 
22/06/2015 à 03/07/2015 - Diviane Helena
06/07/2015 à 17/07/2015 - Sandra Hiromoto e Ana Lesnovski
03/08/2015 à 14/08/2015 - Residência Coletiva

O Lançamento da exposição acontecerá no dia 01/10/2015 às 19h, juntamente com uma publicação independente.

Exposição Meu Quintal - Auana Zubek 30 e 31/05



No último final de semana de Maio a Galeria Teix abriu a exposição ‘Meu Quintal’, da artista Auana Zubek, o evento contou com a participação do brechó Le Garret e Alter Disco, projeto que reúne os Dj’s Bárbara Boeing, Cláudio Rotunno e Marcelo De Sena. No mesmo horário, mas no Estúdio Teix, aconteceu também o Tattoo FlashDay com participações especiais dos tatuadores Leo Neguin, Xamã, Ricardo da Maia e Marco Teixeira.










SERVIÇO:

Estúdio e Galeria Teix
(41) 3018-2732 | 3019-2294
Av. Vicente Machado,666 - Batel Soho
estudioteix@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas